Rua Pains 32 - Vila Cruzeiro

Divinópolis- M.G

XX(37) 3221.9210

criarescolainfantil@yahoo.com.br




segunda-feira, 30 de março de 2009

COR, LUZ E FORMA

Você já viu como é feito um quadro?



Muitas vezes o pintor faz vários rascunhos antes de espalhar as tintas sobre a tela. Para isso, usa carvão sobre papel. Quando chega a hora de ir para a tela, mais uma vez o carvão é usado para desenhar as linhas principais do quadro.

Mas tudo isso é só um ensaio. É com as tintas e o pincel que a pintura vai tomar forma. E são as tintas que darão os três efeitos necessários a uma boa tela: luz, cor e forma.

Vários temas podem ser pintados num quadro: uma paisagem,um objeto, uma pessoa ou qualquer outra coisa que inspire o pintor,ou ainda pode ser apenas uma mistura de cores na tela, de acordo com a criatividade do artista. De qualquer modo, quando o pincel molhado de tinta toca a tela, ele ao mesmo tempo traz uma cor e determina uma forma: um pingo, um risco, uma curva.

A luz é muito importante, principalmente quando se está pintando paisagens ou retratos. Como conseguir essa luminosidade? Não dá para colocar uma lanterna atrás do quadro, para que ele possa ter luz, não é? (Se bem que tem tanto pintor maluco por aí...) A impressão de grande luminosidade é conseguida pela mistura de cores: laranja, vermelho, branco, azul-claro, amarelo. Assim é possível alcançar toda a beleza luminosa de cenas como uma moça de sombrinha ao meio-dia, uma rua num dia de verão, um moinho ao sol...

Já uma cena noturna, de dentro de uma casa, de um dia nublado ou chuvoso, vai pedir outras cores: marrom, cinza, preto, verde-escuro, azul-escuro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário