Rua Pains 32 - Vila Cruzeiro

Divinópolis- M.G

XX(37) 3221.9210

criarescolainfantil@yahoo.com.br




quinta-feira, 12 de março de 2009

PABLO PICASSO

A Vida de Picasso


Picasso nasceu em 1881 e morreu bem velhinho, em 1973. Dê uma olhada nos links abaixo para saber dos acontecimentos importantes da vida dele, ano a ano.


Picasso
Aqui você lê, em linguagem bem simples, a história da vida de Pablo Picasso. A página faz parte do site Vida e Obra de Cândido Portinari. Mas se o site é sobre Portinari, o que Picasso está fazendo aí? É que ele foi uma forte influência na obra do pintor brasileiro. Aproveite para conhecer mais sobre Portinati também.
A Vida de Picasso
Feito por Marcelo Henriques, artista brasileiro radicado em Portugal, este site traz textos sobre a vida de Picasso com fotos dele quando criança e explicações sobre três pinturas.
Biografia
Está página traz uma cronologia (lista de fatos importantes organizados pela data) da vida de Picasso. Está no site da exposição Picasso: Anos de Guerra, que pode ser vista no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio, até 7 de setembro, e no Museu de Arte de São Paulo (MASP), de 21 de setembro a 15 de novembro.
Málaga
Picasso nasceu na cidade de Málaga, na Espanha. Neste link, você faz um tour dos lugares onde o artista viveu nos primeiros anos, como a casa onde ele nasceu, a igreja que freqüentou, as escolas onde estudou e outras cenas da cidade (em espanhol).

A Obra

     Picasso foi um dos artistas mais produtivos de que se tem notícia, deixando milhares de quadros, colagens, esculturas e desenhos. Sua obra está espalhada em museus de arte pelo mundo inteiro. Ao longo dos 80 anos em que Picasso pintou e desenhou, podemos identificar períodos distintos:

  1. Os anos iniciais - até 1900:

  • Cubismo:
    Esta fase foi mais forte entre 1907 e 1911, mas se estendeu pelo resto da vida de Picasso. No cubismo, os artistas pintavam quadros em que as figuras pareciam ter sido divididas em pedaços (cubinhos) e montadas numa ordem e perspectiva diferentes.
  • Realismo:
    Da Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) até em torno de 1935, Picasso se afastou um pouco do cubismo e pintou quadros mais parecidos com a realidade a sua volta.
  • Os anos da Guerra Espanhola e trabalhos posteriores:
    Desta fase são os quadros da exposição que está no Brasil. Durante a Guerra Espanhola, Picasso pintouGuernica, um quadro que mostra sua visão dos horrores da guerra e é considerado sua obra prima.
  •      Nos links abaixo, você vai encontrar imagens de muitas obras de Picasso. Veja em que ano elas foram feitas e identifique o período.
    Museu Picasso Virtual
    Este site concentra o maior número de imagens e informações sobre Picasso. No link "family", você encontra uma árvore genealógica com retratos dos pais, esposas e filhos do pintor. Há seções sobre livros, exposições, museus que abrigam obras importantes, um tour pelos principais acontecimentos da vida do artista e o mais importante: na seção "works", você encontra imagens dos principais trabalhos de Picasso em todos os anos em que ele produziu. Há textos em outras línguas, mas a maior parte deste site é em inglês.
    Site Oficial
    O melhor aqui são as imagens da exposição Retratos de Picasso, que aconteceu em 1996. Depois da tela inicial, clique em "exhibition" e preste atenção no ano em que os quadros foram pintados. Em inglês.
    Bienal de São Paulo
    Em 1996, a Bienal de Arte de São Paulo contou com uma sala especial só com obras de Picasso. Este site contém imagens dos quadros, uma cronologia da vida do artista e textos sobre a obra de Picasso.
    The Artchive
    Aqui você encontra quadros de Picasso já separadinhos pelo período em que foram pintados. The Artchive é um enorme banco de dados com imagens de obras de muitos artistas. Dê uma olhada na lista gigante à esquerda da tela e aproveite para ver trabalhos de outros pintores e escultores também (em inglês).
    Art.Net
    Mais quadros de Picasso. Clique nas miniaturas para ver as imagens grandes (em inglês).
    Art for Kids
    Guia sobre a obra de Picasso feito para crianças, com links para vários quadros e para outros sites sobre o artista também (em inglês).
    O Quadro Negro de Picasso
    Este site fala sobre um quadro misterioso que foi descoberto há pouco tempo. Muitos detalhes mostram que o quadro foi feito por Picasso, mas nem todos concordam com isso. E então? Será que foi ele que pintou ou não? Dê uma olhada e veja se você consegue descobrir.


    Atividades

    Agora que você já navegou pelos links desta pesquisa e já aprendeu sobre a vida e a obra de Picasso, é hora de pôr mãos à obra e mostrar o seu talento.

    1. Auto-retrato cubista

         Para quem não sabe, auto-retrato é um retrato que a pessoa faz dela mesma. Você vai precisar de:

    • Uma foto sua
    • Cola e tesoura
    • Papel branco e colorido
    • Lápis de cor, hidrocores ou giz de cera
         Depois de navegar pelos sites de Picasso, especialmente pela exposição de retratos pegue uma foto sua (que você tenha cópia e possa estragar) e corte em pedacinhos. Monte de novo como se fosse um quebra-cabeça, e agora dê umas mexidas: troque umas peças de lugar, vire outras de cabeça para baixo, uma entortadinha aqui, outra ali. Faça do jeito que você achar mais legal, no estilo que você percebeu nos quadros de Picasso. Quando estiver pronto, cole os pedacinhos numa folha, na posição que você mais gostou. Agora, usando a colagem como modelo, desenhe e pinte seu auto-retrato em outra folha, usando lápis de cor, hidrocores, giz ou pedacinhos de papel colorido.

         Quando estiver pronto, escaneie seu trabalho e mande para o email aprenderart@gmail.com

    Vamos fazer uma galeria com os auto-retratos mais originais.


    2. Para colorir

    O site Cubist Coloring Book é um livro para colorir cubista, com quatro páginas para você imprimir e pintar. De acordo com as instruções, as páginas coloridas por você são obras de arte, portanto você deve desrespeitar os limites na hora de colorir.

         

    Um comentário:

    1. não achei o que eu realmente precisava então julgo que esse site não tem informações necessárias

      ResponderExcluir