Picasso nasceu em 1881 e morreu bem velhinho, em 1973. Dê uma olhada nos links abaixo para saber dos acontecimentos importantes da vida dele, ano a ano.
- Picasso
- Aqui você lê, em linguagem bem simples, a história da vida de Pablo Picasso. A página faz parte do site Vida e Obra de Cândido Portinari. Mas se o site é sobre Portinari, o que Picasso está fazendo aí? É que ele foi uma forte influência na obra do pintor brasileiro. Aproveite para conhecer mais sobre Portinati também.
- A Vida de Picasso
- Feito por Marcelo Henriques, artista brasileiro radicado em Portugal, este site traz textos sobre a vida de Picasso com fotos dele quando criança e explicações sobre três pinturas.
- Biografia
- Está página traz uma cronologia (lista de fatos importantes organizados pela data) da vida de Picasso. Está no site da exposição Picasso: Anos de Guerra, que pode ser vista no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio, até 7 de setembro, e no Museu de Arte de São Paulo (MASP), de 21 de setembro a 15 de novembro.
- Málaga
- Picasso nasceu na cidade de Málaga, na Espanha. Neste link, você faz um tour dos lugares onde o artista viveu nos primeiros anos, como a casa onde ele nasceu, a igreja que freqüentou, as escolas onde estudou e outras cenas da cidade (em espanhol).
Picasso foi um dos artistas mais produtivos de que se tem notícia, deixando milhares de quadros, colagens, esculturas e desenhos. Sua obra está espalhada em museus de arte pelo mundo inteiro. Ao longo dos 80 anos em que Picasso pintou e desenhou, podemos identificar períodos distintos:
- Cubismo:Esta fase foi mais forte entre 1907 e 1911, mas se estendeu pelo resto da vida de Picasso. No cubismo, os artistas pintavam quadros em que as figuras pareciam ter sido divididas em pedaços (cubinhos) e montadas numa ordem e perspectiva diferentes.
- Realismo:Da Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) até em torno de 1935, Picasso se afastou um pouco do cubismo e pintou quadros mais parecidos com a realidade a sua volta.
- Os anos da Guerra Espanhola e trabalhos posteriores:Desta fase são os quadros da exposição que está no Brasil. Durante a Guerra Espanhola, Picasso pintouGuernica, um quadro que mostra sua visão dos horrores da guerra e é considerado sua obra prima.
- Museu Picasso Virtual
- Este site concentra o maior número de imagens e informações sobre Picasso. No link "family", você encontra uma árvore genealógica com retratos dos pais, esposas e filhos do pintor. Há seções sobre livros, exposições, museus que abrigam obras importantes, um tour pelos principais acontecimentos da vida do artista e o mais importante: na seção "works", você encontra imagens dos principais trabalhos de Picasso em todos os anos em que ele produziu. Há textos em outras línguas, mas a maior parte deste site é em inglês.
- Site Oficial
- O melhor aqui são as imagens da exposição Retratos de Picasso, que aconteceu em 1996. Depois da tela inicial, clique em "exhibition" e preste atenção no ano em que os quadros foram pintados. Em inglês.
- Bienal de São Paulo
- Em 1996, a Bienal de Arte de São Paulo contou com uma sala especial só com obras de Picasso. Este site contém imagens dos quadros, uma cronologia da vida do artista e textos sobre a obra de Picasso.
- The Artchive
- Aqui você encontra quadros de Picasso já separadinhos pelo período em que foram pintados. The Artchive é um enorme banco de dados com imagens de obras de muitos artistas. Dê uma olhada na lista gigante à esquerda da tela e aproveite para ver trabalhos de outros pintores e escultores também (em inglês).
- Art.Net
- Mais quadros de Picasso. Clique nas miniaturas para ver as imagens grandes (em inglês).
- Art for Kids
- Guia sobre a obra de Picasso feito para crianças, com links para vários quadros e para outros sites sobre o artista também (em inglês).
- O Quadro Negro de Picasso
- Este site fala sobre um quadro misterioso que foi descoberto há pouco tempo. Muitos detalhes mostram que o quadro foi feito por Picasso, mas nem todos concordam com isso. E então? Será que foi ele que pintou ou não? Dê uma olhada e veja se você consegue descobrir.
Agora que você já navegou pelos links desta pesquisa e já aprendeu sobre a vida e a obra de Picasso, é hora de pôr mãos à obra e mostrar o seu talento.
1. Auto-retrato cubista
Para quem não sabe, auto-retrato é um retrato que a pessoa faz dela mesma. Você vai precisar de:
- Uma foto sua
- Cola e tesoura
- Papel branco e colorido
- Lápis de cor, hidrocores ou giz de cera
Quando estiver pronto, escaneie seu trabalho e mande para o email aprenderart@gmail.com
Vamos fazer uma galeria com os auto-retratos mais originais.
2. Para colorir
O site Cubist Coloring Book é um livro para colorir cubista, com quatro páginas para você imprimir e pintar. De acordo com as instruções, as páginas coloridas por você são obras de arte, portanto você deve desrespeitar os limites na hora de colorir.
não achei o que eu realmente precisava então julgo que esse site não tem informações necessárias
ResponderExcluir