Rua Pains 32 - Vila Cruzeiro

Divinópolis- M.G

XX(37) 3221.9210

criarescolainfantil@yahoo.com.br




domingo, 29 de março de 2009

LEONARDO DA VINCI

O visionário Da Vinci

"Uma pessoa à frente do seu tempo": essa é uma das frases que melhor define o gênio Leonardo Da Vinci! Além de ser um grande pintor, esse italiano foi escultor, arquiteto, engenheiro,cientista, inventor e escritor. Ufa!

Da Vinci nasceu em 1452 (pois é, há muito tempo...) em uma cidade chamada... Vinci! Ele ajudou a desenvolver muitas áreas do conhecimento humano, de uma maneira que poucos conseguiram. No mundo das artes, por exemplo, ele se destacou em um movimento chamado Renascimento. Além disso, Da Vinci criou o sfumato: uma técnica de pintura que mistura tons e cores de uma maneira que não dá para perceber essa "mistureba"! A técnica recebeu esse nome porque o resultado da pintura lembra fumaça mesmo!

Um sorriso enigmático!

Falar de Leonardo Da Vinci, significa falar (pelo menos em algum momento) de sua obra mais famosa: a Mona Lisa! Mas não pense que essa obra de arte foi feita da noite para o dia, não! Leonardo Da Vinci teve que trabalhar duro de 1503 a 1506.

A Mona Lisa foi um dos primeiros quadros a mostrar as mãos da modelo. Antes disso, a mulher só era pintada do busto para cima.

Pegue agora um livro que tenha uma foto dessa famosa obra e olhe cuidadosamente... Sabe o sorrisinho que ela dá? Pois é, ele é um enigma, mas existem várias hipóteses que explicam esse sorriso tão discreto...

Alguns dizem que é a forma de uma mãe se conter perante a perda do filho. Outros dizem que é dor de dentes, pode? Mas o mais provável é que o marido de Lisa, o milionário italiano Francesco del Giocondo, muito mais velho do que ela, tinha tanto ciúmes que ficava reprimindo a coitada. Por isso o sorriso contido e o ar de tristeza. Será?

Roubaram a Mona Lisa!

  

 

 


Por serem únicas, as obras de arte são muito cobiçadas. Que o diga a Mona Lisa! Hoje, o quadro fica no museu do Louvre, lá na França, bem guardadinho. Os visitantes têm que manter uma certa distância, mas podem tirar fotos.

O quadro já passou por maus bocados: no dia 21 de agosto de 1911, o empregado Vicenzo Peruggia teve a audácia de roubar o quadro e levar para a sua casa! Durante dois anos, o pobre quadro teve que ficar longe dos flashes das máquinas fotográficas e se contentar com o fundo falso de um baú no apartamento de Peruggia.

Quando todos já tinham perdido a esperança de encontrar a obra de arte, o danado tentou vender a Mona Lisa para o governo italiano por 95 mil dólares! É claro que as autoridades italianas prenderam o ladrão de quadros indefesos e devolveram a obra aos franceses.

O pior foi a desculpa que Peruggia deu: ele disse que foi puro patriotismo, pois queria ver a obra de volta ao seu país de origem (a Itália). Se eles engoliram ninguém sabe, mas Peruggia acabou recebendo uma pena leve e ficou preso durante um ano e quinze dias.

Para se ter uma idéia, em 1963, o quadro foi avaliado em cem milhões de dólares. Mas hoje ficou bem mais difícil roubá-lo, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário