Rua Pains 32 - Vila Cruzeiro

Divinópolis- M.G

XX(37) 3221.9210

criarescolainfantil@yahoo.com.br



domingo, 29 de março de 2009

AS OBRAS DE CANDIDO PORTINARI

Café

Café, de 1 metro e 30 centímetros de altura por 1 metro e noventa e cinco centímetros de largura, foi pintado em 1935 com tinta a óleo sobre tela de tecido.



Natureza Morta

Natureza-Morta, pintada em 1930 com tinta a óleo sobre madeira compensada, tem 35 centímetros de altura e 25 de largura.



Futebol

Futebol, de 1935, foi feito com tinta a óleo sobre tela de tecido. Tem 97 centímetros de altura por 1 metro e 30 de largura.



Floresta

Floresta é um painel de 1 metro e meio de altura por 2 metros e 20 centímetros de largura. Foi pintado em 1938 com tinta a óleo sobre tela de tecido.



Retrato de João Candido

Retrato de João Candido, pintado com tinta a óleo sobre tela de tecido em 1943, tem 1 metro de altura por 80 centímetros de largura.



Meninos Soltando Pipas

Meninos Soltando Pipas provavelmente é de 1943. Com 16 centímetros de altura por 11 centímetros e meio de largura, foi pintado com tinta a guache sobre papel.



Menina Sentada

Menina Sentada é uma pintura com tinta a óleo sobre tela de tecido. Feita em 1943, tem 74 centímetros de altura por 60 centímetros de largura.



Divina Pastora

Divina Pastora, de 1944, é uma pintura mural. Tem 3 metros e 14 centímetros de altura por 5 metros e 75 centímetros de largura. Foi pintada com uma técnica chamada têmpera sobre uma parede especialmente preparada.



Meninos Soltando Papagaios 

Meninos Soltando Papagaios é de 1947. Pintado em tinta a óleo sobre madeira, sua altura é de 60 centímetros e meio e sua largura é de 73 centímetros e meio.



Menino Retirante Segurando Bauzinho

Menino Retirante Segurando Bauzinho é uma pintura com tinta a óleo sobre tela de tecido. Foi feita em 1947 e tem 1 metro de altura por 81 centímetros de largura.



Menino

Menino é um desenho em tinta a guache sobre papel. Tem 20 centímetros de altura e a mesma medida na largura. Foi feito em 1950.



Menino com Carneiro

Menino com Carneiro é também título de outros quadros de Portinari. Este foi pintado com tinta a óleo sobre tela de tecido em 1954. Ele mede 44 centímetros de altura por 53 centímetros e meio de largura.



Este Menino com Carneiro

Este Menino com Carneiro é outro quadro de Portinari com o mesmo título. Tem 54 centímetros de altura por 64 centímetros de largura e foi pintado em 1954 com tinta a óleo sobre tela de tecido.



O Pastor

O Pastor tem 46 centímetros de altura por 54 centímetros e meio de largura. Foi pintado com tinta a óleo sobre tela de tecido em 1954.




Meninos Brincando

Meninos Brincando, de 60 centímetros de altura por 72 centímetros e meio de largura, foi feito em 1955 com tinta a óleo sobre tela de tecido.



Menina com Laço

Menina com Laço tem 55 centímetros de altura por 45 centímetros e meio de largura. Foi pintado em 1955 com tinta a óleo sobre tela de tecido.



Cabeça de Menina

Cabeça de Menina, desenhado com crayon sobre papel em 1955, tem 47 centímetros de altura por 30 centímetros e meio de largura.



Banda de Música

Banda de Música foi pintado em 1956. Com 54 centímetros de altura e 45 centímetros de largura, é feito de tinta a óleo sobre tela de tecido.




Menina com Tranças e Laços Azuis

Menina com Tranças e Laços Azuis é um desenho a crayon sobre papel. Feito em 1956, mede aproximadamente 45 centímetros de altura por 32 centímetros de largura.



Músico

Músico tem 65 centímetros de altura por 54 centímetros de largura. Foi pintado com tinta a óleo sobre madeira em 1957.



Músico Triste

Músico Triste, pintado em 1957 com tinta a óleo sobre tela de tecido, tem 1 metro de altura por 81 centímetros de largura.



Circo

Circo foi feito com tinta a óleo sobre tela de tecido em 1957. Sua altura é de 61 centímetros e sua largura mede 73 centímetros e meio.



Palhacinhos na Gangorra

Palhacinhos na Gangorra foi pintado em 1957 sobre madeira compensada com tinta a óleo. Tem 54 centímetros de altura e 65 centímetros de largura.



Meninos Pulando Carniça

Meninos Pulando Carniça, de 1957, foi pintado com tinta a óleo sobre madeira. Tem 53 centímetros e meio de altura e 64 centímetros e meio de largura.



Moleques Pulando Cela

Moleques Pulando Cela é de 1958. Pintado com tinta a óleo sobre tela de tecido, tem 59 centímetros e meio de altura e 72 centímetros e meio de largura.



Menino com Estilingue

Menino com Estilingue, de 1947, é um dos quadros de Portinari com este mesmo título. Tem 1 metro de altura por 60 centímetros de largura. Foi pintado com tinta a óleo sobre tela de tecido.



Menino com Estilingue

Este Menino com Estilingue é outro quadro de Portinari com o mesmo título. Pintado em 1958 com tinta a óleo sobre tela de tecido, tem 1 metro de altura por 81 centímetros de largura.



Espantalho

Este Espantalho, com 1 metro e 46 centímetros de altura por 1 metro 44 de largura é um dos quadros de Portinari com o mesmo título. Foi pintado com tinta a óleo sobre tela de tecido em 1958.



Espantalho

Este é outro Espantalho de Portinari. Tem 41 centímetros de altura por 33 centímetros de largura e foi pintado com tinta a óleo sobre madeira em 1959.



Espantalho

Mais um Espantalho de Portinari. Este foi pintado em 1960 sobre tela de tecido com duas técnicas diferentes: tinta a óleo e têmpera. Tem 47 centímetros de altura por 38 centímetros de largura.



Denise com Gato

Denise com Gato tem aproximadamente 37 centímetros de altura por 27 centímetros de largura. Foi pintado em 1960 com tinta a óleo sobre tela de tecido.



Meninos no Balanço

Meninos no Balanço, de 1960, tem 61 centímetros de altura e 49 centímetros de largura. Foi pintado com tinta a óleo sobre tela de tecido.



6 comentários:

  1. Olá sou de Brasília.
    Parabéns pelo seu trabalho. Que bom ensinar as crianças sobre arte. Também trabalho com educação infantil, mas sou professora de arte. Admiro quem se propõe a divulgar arte.
    Grata como mãe, professora de arte e artista.

    ResponderExcluir
  2. Material excelente como recurso para trabalho interdisciplinar(português, matemática, arte, educação física, etc.)
    sou coordenadora pedagógica e aproveitarei para sugestões durante a Semana do Planejamento(trabalho com projetos pedagógicos)
    Obrigada por compartilhar excelências profissionais!
    Diva
    Colina,sp

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo excelente trabalho. Foi muito útil na minha pesquisa para trabalhar artes com as crianças. Precisamos trabalhar o "belo", a estética e formas outras de expressão na escola. Pode ser um caminho rico para sensibilizar e "humanizar" nossas crianças. Acredito nisto. Muito obrigada, Professora Deborah

    ResponderExcluir
  4. nossa , gostei muito!!!!!!!!!!!
    muito legal espero q todos os seguidores do site tenham gostado
    pois eu amei

    ResponderExcluir
  5. Ficou muito legal, adorei , me ajudou muito em um trabalho !

    ResponderExcluir