Rua Pains 32 - Vila Cruzeiro

Divinópolis- M.G

XX(37) 3221.9210

criarescolainfantil@yahoo.com.br




domingo, 29 de março de 2009

EDVARD MUNCH

Você sabe quem foi Edvard Munch?

Se algum dia você pensar em estudar a história da arte, provavelmente irá se deparar com o Edvard Munch. É que esse norueguês foi um pintor superimportante.

Munch nasceu em 1863 em uma cidade chamada na época de Kristiania. Hoje ela é Oslo, capital da Noruega! A cidade foi renomeada em 1924. Pois então, a vida dele não foi nada fácil: sua mãe morreu de tuberculose quando ele tinha apenas 5 aninhos (em 1868) e, desde então, Munch foi criado pelo pai - que tinha problemas mentais...

Em 1881, Munch iniciou seus estudos na Royal School of Design, lá em Kristiania mesmo. E em 1892 arrumou suas malas rumo à Alemanha: ficou lá até 1908.

Munch teve muitos problemas psicológicos por tudo o que aconteceu em sua família, e nem é preciso dizer que toda essa preocupação foi retratada de alguma forma em suas obras, né? Que tal conhecer a mais famosa de todas elas?

O grito

 


Está vendo esse quadro de um homem gritando com as mãos na orelha, aí na ilustração compridinha do Você Sabia de Pintura? Essa é uma caricatura do famoso quadro "O Grito", de Munch! (Feita pelo Régis, um dos desenhistas do Canal Kids!).

Munch costumava pintar a mesma tela muitas, muitas e muitas vezes... Só para se ter uma idéia, ele fez 50 versões do quadro "O Grito" até achar que estava bom!

Sentimentos como a dor, a angústia e a dificuldade de viver são expressos nessa super obra de arte que, de tão valiosa, foi roubada da Galeria Nacional de Oslo em fevereiro de 1994! Mas, calma: três meses depois, os noruegueses conseguiram recuperá-la com apenas um arranhãozinho!

Depois desse susto, a vigilância ficou mais esperta e o quadro não sai mais de lá!

Os trabalhos de Munch influenciaram um dos movimentos artísticos mais importantes do século 20. Quer saber qual?

Expressão do quê?

Munch é considerado um dos pais do expressionismo com toda a razão: é que esse movimento se caracterizava por distorcer eexagerar na representação de alguém ou alguma coisa por meio da "expressão" dos sentimentos.

Este movimento dominou a arte alemã entre 1905 e 1930.

Nenhum comentário:

Postar um comentário