Rua Pains 32 - Vila Cruzeiro

Divinópolis- M.G

XX(37) 3221.9210

criarescolainfantil@yahoo.com.br




quinta-feira, 12 de março de 2009

GEORGES SEURAT

Era uma vez ..... um garoto que gostava muito de desenhar.

Ele foi crescendo e seus pais o matricularam em uma escola de desenho.Seu nome era Georges Seurat, e seu nome é diferente porque ele era francês.

Seurat gostava também de saber as novidades que os cientistas descobriam e ficou muito interessado quando aprendeu como os nossos olhos vêem os objetos e as cores.

Sabendo disso e desenhando muito bem, ele começou a pintar de uma forma diferente dos outros pintores.Ao invés de misturar as tintas na paleta(tipo de "prato" onde os artistas misturam as tintas) ele colocava pontos de cores puras lado a lado na tela e o olho de quem olhasse a sua pintura veria o colorido que as cores misturadas formavam.

Até parece mágica !

Essa forma de pintar recebeu o nome de PONTILHISMO e uma das pinturas mais conhecidas que Seurat fez foi a " Tarde de domingo na Ilha de Grand Jatte" .Ele ficava muito tempo passeando sob o sol nesta ilha ( no Rio Sena nos arredores de Paris) até que fez essa pintura em uma tela muito grande (206 cm x 306 cm) e hoje ela está em um museu (Instituto de Arte de Chicago -Est.Unidos).




Esse foi o 1º grande quadro que Seurat fez utilizando os pontos de cor.

Vejam os detalhes: Seurat esperava que, ao utilizar estes pontos de cor, os quadros ficassem mais luminosos e parecessem "tremer" com a luz.

Olhando para essa pintura você tem essa impressão?

Vamos ver um detalhe ampliado para perceber quantas cores Seurat usou para dar o efeito desejado.







Quantas cores você conseguiu perceber ?

Vamos testar ?

Você lembra quais são as cores primárias ?

Vamos relembrar:

 

AmareloVermelhoAzul

Isso, muito bem !

O amarelo, o vermelho e o azul são chamadas cores primárias porque são essas cores que iniciam o circulo cromático. O que é isso?

*Circulo= uma figura geométrica e cromático=das cores*

Com as cores primárias podemos formar todas as cores que desejarmos, mas isso só pode ser feito com pigmentos (material que dá a cor).

Próximo passo:

Vamos começar a formar as cores secundárias, afinal precisamos entender porque Seurat usava as cores lado a lado e com tantos pontinhos.

Pegue duas cores primárias e clique na cor certa:

 


 

Vermelho+Amarelo=Verde
ouLaranja
a
Vermelho+Azul=RoxoouLaranja

a
Azul+Amarelo=LaranjaouVerde

 

Agora que você já entendeu como acontecem as primeiras misturas das cores, vamos experimentar colocando lado a lado através de pontos.

Mas, lembre-se os pontos precisam estar nesta disposição

 

No quadro 1 os pontos foram colocados lado a lado, mas de forma muito grande e os olhos não conseguem misturar as cores.Já no quadro 2, os pontos estão pequenos e bem próximos uns dos outros e na medida em que aproximamos e afastamos os nossos olhos , eles irão se confundindo e misturando as cores.

Chegamos na 1ª mágica que Seurat fazia para colorir os seus quadros.

Já dá para você experimentar fazer algumas mágicas coloridas com seus amigos ?

Vamos experimentar outra mágica que Seurat fazia nos seus quadros.

Para dar um efeito de maior luminosidade nas cores e fazer o sombreado das figuras, Seurat usava colocar lado a lado, também, as cores complementares ou contrastantes.

Elas são chamadas assim porque uma não precisa da outra para sua formação, porém,elas se completam e colocadas uma ao lado da outra dá um efeito muito bonito.

Vamos conhece-las.

Apresento à vocês o circulo cromático - aquele que já comentamos lá em cima

.Círculo cromático

O circulo cromático está formado, perceba que as cores primárias ficam intercaladas com as cores secundárias. Em cada lado de uma cor secundária estão as cores primárias que a formaram. Outra mágica das cores.

E as cores complementares? Onde estão? É só você marcar uma cor primária, por exemplo: o azul , e procurar a cor que fica do outro lado (oposta) no circulo cromático.

Achou? Vamos lá, tente de novo.
 

Círculo cromático

Percebeu?

É isso aí !

A cor complementar do azul é o laranja; do vermelho é o verde; e do amarelo é o roxo.

Essas são as cores que se você colocar uma do lado da outra em pontos bem pequenos vai colorir o seu desenho de um jeito especial e cada pessoa que apreciar o seu desenho vai perceber as cores misturadas dentro do próprio olho.

É uma mágica muito legal, você não acha?

É assim que enxergamos as cores mágicas nos quadros de Seurat.

Quer ver outro quadro dele ?

"Jovem pondo pó-de-arroz"

Esse quadro Seurat fez entre 1888 e 1890.

Essa jovem muito séria era a noiva de Seurat.

Veja que o artista aproveitou o pó de arroz( usado na maquiagem) para mostrar a sua técnica. A "nuvem" de pó se fragmenta (desmancha) em inúmeros pontos compondo a imagem com os outros pontos coloridos.

Perceba o cabelo da moça. Sabe quantas cores Seurat usou para que os nosso olhos pudessem enxergar o castanho.

Usou: vermelho, azul e laranja. Muito legal !

Uma curiosidade: a impressão a cores, por exemplo um livro bem colorido, funciona de um modo parecido ao dos quadros de Seurat.Todas as imagens são feitas de milhares de pontos de cores diferentes.

Vamos experimentar ?

Pegue uma imagem qualquer da sua tela e vá ampliando, uma..duas..três..quatro...vezes e pronto!

Percebeu por quantos pontos ela é formada? Veja:



Depois de tantas experiências, chegou vez de fazer um desenho bem legal  , colorir com a técnica do pontilhismo e enviar para nós.

Um comentário:

  1. Parabéns! Muito bom. Deu uma luz às minhas aulas. Uma dúvida, para este texto, utilizou alguma bibliografia? "Crianças Famosas" da Editora Callis? Tenho tentado encontrar estes exemplares para meus pequenos. Grata.

    ResponderExcluir